Entrada livre
Quinta e Sexta – 09:30h > 18h | Sábado – 11h > 19h | Domingo – 11h > 18h
Contactos
Estes dados serão necessários para aceder à plataforma da Mostra.
Mais informações consulte Política de privacidade
Deseja inscrever um grupo de alunos?
A criar a sua conta aguarde um momento ....
O Museu Nacional de Soares dos Reis é o primeiro museu público de arte do país, tendo sido fundado em 1833 sob a égide do liberalismo. Destinou-se a recolher os bens confiscados aos conventos abandonados do Porto e aos extintos de fora do Porto (mosteiros de S. Martinho de Tibães e de Santa Cruz de Coimbra). O saque decorreu durante a guerra civil que opôs absolutistas e liberais, chefiados pelo regente D. Pedro, duque de Bragança.
A última década do século XX, na sequência da criação do Instituto Português de Museus, assinala o projeto de remodelação do Museu Nacional de Soares dos Reis da autoria do arquiteto portuense Fernando Távora. Visou melhorar a exposição permanente e o alargamento dos espaços de reserva, a criação de áreas de exposições temporárias, auditório, zonas de lazer e serviços. A preservação e o estudo das coleções, a divulgação cultural e a atividade do serviço de educação, com apoio de uma sala multimédia, configuram um enquadramento novo em matéria da salvaguarda do património e ação educativa do Museu.
http://www.museusoaresdosreis.gov.pt/
Rua D. Manuel II - 4050-342 Porto
Telefone: + 351 223 393 770
Localizada na cidade do Porto, a Fundação de Serralves, criada em 1989 como uma instituição privada de utilidade pública, é detentora de um valioso património histórico e cultural, composto pelo Museu, um projeto do arquiteto Álvaro Siza, vencedor do prémio Pritzker em 1992, pela Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco, e pelo Parque, desenhado pelo arquiteto francês Jacques Gréber e galardoado em 1997 com o prémio "Henry Ford Prize for the Preservation of the Environment”. Em 2012, o conjunto patrimonial de Serralves foi classificado como "Monumento Nacional”.
Serralves tem como Visão ser um polo de referência e um centro de conhecimento, em Portugal e no Mundo, nos domínios da Arte Contemporânea, Arquitetura, Paisagem e temas críticos para a sociedade e seu futuro, promovendo a diversidade da oferta cultural através de uma intervenção inovadora que, de forma sustentada, atraia públicos diversificados e induza o apoio da Comunidade.
Endereço: R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Telefone: +351 226 156 500
O Museu do Carro Elétrico assume como sua missão preservar, conservar e interpretar, em benefício do público, espécies e artefactos ilustrativos e representativos da história e desenvolvimento dos transportes públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto. Através da investigação e da exposição das suas coleções, da organização de exposições e programas de índole cultural o Museu do Carro Elétrico proporciona aos seus públicos a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto socioeconómico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto.
Estão disponíveis ao público, mediante marcação, os Serviços Educativos, o Serviço de Gestão de Coleções e um Centro de Documentação dedicado à história da cidade do Porto e ao desenvolvimento dos transportes urbanos.
https://www.museudocarroelectrico.pt/default.aspx
Alameda Basílio Teles, 51
4150 – 127 Porto
Telefone: +351 226 158 185
O Museu Militar do Porto (MusMil Porto) promove a valorização, o enriquecimento e a exposição do património histórico-militar a si atribuído.
https://www.exercito.pt/pt/quem-somos/organizacao/ceme/vceme/dhcm/porto
Rua do Heroísmo, N.º 329
4300-259 Porto
Voltado para o Rio Douro e rodeado pelo verde dos Jardins do Palácio de Cristal, instalado na Quinta da Macieirinha – ou Quinta do Sacramento – o Museu Romântico recria o ambiente de uma casa abastada do século XIX. Este espaço museológico transporta os visitantes até ao tempo do Romantismo, ao Porto Oitocentista, importante período da história da cidade. Por esta casa passaram pessoas da nobreza, como o exilado Rei da Sardenha e Príncipe do Piemonte, Carlos Alberto de Sabóia-Carignano, que acabou por falecer nesta casa. O Museu Romântico foi criado para mostrar aspetos do século XIX relacionados com o romantismo portuense.
No final da visita pode apreciar as vistas no jardim, com 1265 m2, com características românticas e uma bela vista sobre o Rio Douro.
https://museudacidadeporto.pt/
Rua de Entre Quintas, 220,Porto
Telefone: +351 226 057 032
Esta Casa Museu, de origens nobres, foi mandada construir entre 1730 e 1746, tendo sido adquirida no século passado por Maria Isabel Guerra Junqueiro para instalar as coleções do pai, o famoso poeta Abílio Manuel Guerra Junqueiro, e doada depois à Câmara do Porto, em 1940.
Guerra Junqueiro nasceu em 1850, tendo publicado os seus primeiros versos aos 14 anos. Faleceu em 1923 precisamente com o desejo de ser criada uma casa onde pudesse expor tudo o que lhe pertencia e que colecionou ao longo da sua vida, para além dos seus trabalhos literários.
Aqui pode encontrar coleções importantes da arte nacional e estrangeira entre os séculos XV (1401 e 1500) e XIX (1801 a 1900), que pertenciam ao poeta. Existem peças de cerâmica, mobiliário, ourivesaria, arte de metal, vidros e cristais, tecidos e tapeçarias, armas antigas e pintura.
https://museudacidadeporto.pt/
Rua D. Hugo, 32, Porto
Telefone: +351 222 003 689
O Centro Português de Fotografia está localizado na antiga prisão do Porto e hoje em dia abriga uma grande parte do património fotográfico do país. Foi criado em 1997 e atualmente é um dos centros de preservação fotográfica mais importante de Portugal.
O atual museu da fotografia é um espaço dedicado à arte de captar imagens desde o surgimento das primeiras máquinas fotográficas até os nossos dias atuais.
Conta com uma exposição permanente e outras temporais de diferentes âmbitos e temáticas que mostram a história da fotografia portuguesa e internacional.
Largo Amor de Perdição, 4050-008 Porto
Telefone: +351 220 046 300
Localizado na margem direita do rio Douro, junto à zona histórica da cidade do Porto, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, o Museu dos Transportes e Comunicações (MTC) ocupa o histórico edifício da Alfândega Nova do Porto.
Emblemático na cidade e referência arquitetónica e patrimonial, este edifício do século XIX conta com uma área de 36.800 m2.
O Museu tem por missão a preservação e valorização da memória do Edifício da Alfândega Nova. Tem também como missão melhorar e difundir o conhecimento sobre o papel dos transportes e comunicações na evolução da sociedade moderna.
Edifício da Alfândega
Rua Nova da Alfândega
4050-430 PORTO
Telefone: +351 223 403 000/223 403 058
Perto da Sé, no Centro Histórico do Porto, Património Mundial, conserva-se a mais longa sequência estratigráfica da ocupação humana no Porto, vestígios que testemunham a longa diacronia do aglomerado, com origens no I milénio a.C. Em apenas três metros de profundidade detetaram-se vinte camadas arqueológicas, integrando ruínas arquitetónicas e espólios dos séculos IV-III a.C. até à atualidade. A intervenção arqueológica realizada no local em 1984-87 foi fundamental para o conhecimento da história da cidade ao identificar, pela primeira vez, vestígios do castro proto-histórico e da urbe romana (Cale) que lhe sucedeu, e dos períodos suevo-visigótico e altimedieval, quando a antiga civitas (Portucale) foi elevada a diocese. Foram ainda descobertos vestígios do antigo urbanismo medieval no interior do imóvel da Rua D. Hugo, do século XIX, que reaproveita partes de edificações anteriores. Os restos de habitações e arruamentos da Baixa Idade Média permitem reconstituir alguns traços do urbanismo antigo desta área, interessante pela proximidade a que se encontra da cerca muralhada, registando-se ainda interessantes vestígios das épocas moderna e contemporânea. Pela sua importância para a compreensão das origens e desenvolvimento da cidade, os vestígios arqueológicos foram preservados e foi colocado um passadiço sobre as ruínas para observação dos achados. Podem ser vistas algumas das peças de diferentes épocas, descobertas durante a escavação.
Rua D. Hugo, 5, 4050-305 Porto
(+351) 222400012
A Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio apresenta em permanência o espólio de Marta Ortigão Sampaio (1897-1978), sobrinha-neta do escritor Ramalho Ortigão, doado à Câmara Municipal em 1978, no qual se incluem coleções de Pintura, Joalharia e Mobiliário, Artes Decorativas, evocando o ambiente burguês da 1ª metade do séc. XX. A coleção de pintura apresenta obras do naturalismo e a de joias, peças de finais do séc. XVII ao séc. XX, tanto da vertente erudita como da melhor tradição popular.
Rua Nossa Senhora de Fátima, 291-299, 4050-428 Porto
+351 226 066 568
O MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto encontra-se em pleno centro histórico, na rua das Flores, no edifício que foi sede da instituição a partir de meados do século XVI até ao ano de 2013.
O Museu apresenta-se com o duplo objetivo de dar a conhecer a história da Santa Casa da Misericórdia do Porto e os seus propósitos institucionais, bem como divulgar as suas coleções de arte, através da disponibilização de um conjunto de recursos que traduzem a memória e a identidade desta organização, projetando-a para o futuro.
A visita ao Museu é também uma oportunidade para conhecer melhor o passado e o presente desta área da cidade.
O percurso museológico integra a Igreja da Misericórdia, construção do século XVI que recebeu uma grande intervenção no século XVIII protagonizada por Nicolau Nasoni, e a Galeria dos Benfeitores, exemplar da arquitetura do ferro e vidro da cidade.
https://www.mmipo.pt/pt-pt/museu/o-museu
Rua das Flores, n.º 15
4050-265 Porto
00351 220 906 960
Erguendo-se sobre o antigo Monte do Olival, em plena Praça Gomes Teixeira, o edifício que alberga hoje a Reitoria da Universidade do Porto foi construído sobre os alicerces do Colégio dos Meninos Órfãos e da Igreja de Nossa Senhora da Graça (século XVII).
Atualmente, e para além dos serviços da Reitoria, estão aqui sedeados a Biblioteca do Fundo Antigo e o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto. Mais recentemente, o edifício passou acolher a Loja da Universidade do Porto.
https://sigarra.up.pt/up/pt/WEB_BASE.GERA_PAGINA?P_pagina=1005823
https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=1006588
Praça Gomes Teixeira
Telefone: +351 220 408 000
A construção da catedral começou no século XII e, ao longo da história, sofreu muitas reconstruções, por isso possui diferentes estilos. A maior parte da catedral é barroca, embora a estrutura da fachada e o corpo da igreja sejam românicos, e o claustro e a capela de São João Evangelista sejam de estilo gótico.
A catedral e o seu claustro são duas das visitas imprescindíveis em Porto e a catedral foi merecidamente declarada Monumento Nacional.
Situado em local privilegiado, junto à Sé do Porto, o Paço do Bispo é, pela sua escala arquitetónica, conceção e riqueza ornamental, o primeiro verdadeiro palácio do Porto, e é um dos exemplares mais significativos da arquitetura tardo-barroca em Portugal. Sendo ainda hoje residência do bispo do Porto e sede da cúria diocesana, a parte mais monumental do edifício está aberta ao público. O percurso expositivo leva o visitante pela famosa escadaria a uma sucessão de salas de audiência, onde estão expostas peças representativas do seu diversificado espólio. De destacar ainda as magníficas vistas sobre a cidade.
https://www.diocese-porto.pt/pt/catedral-do-porto/
https://www.diocese-porto.pt/pt/visitas-pa%C3%A7o-episcopal/
Terreiro da Sé, 4050-573 Porto
Telefone: +351 222 059 028/ 223 392 330
Este conjunto monumental do Século XVIII foi construído pela irmandade dos Clérigos Pobres no centro antigo da cidade de Porto, no lugar que se conhece como a “Colina dos Enforcados”, já que é o lugar onde eram enterrados os executados.
A Torre dos Clérigos é a torre mais alta de Portugal: com os seus 76 metros de altura e os mais de 200 degraus dão acesso a uma privilegiada vista panorâmica do Porto.
Na subida à torre, encontrará 49 sinos que formam um grande carrilhão de concerto.
http://www.torredosclerigos.pt/pt/
R. de São Filipe de Nery, 4050-546 Porto
Telefone: +351 220 145 489
As origens do Mercado do Bolhão, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Porto, remontam a meados do século XIX, quando a Câmara do Porto decidiu construir uma praça em terrenos adquiridos à Igreja. Nesta altura, por ordem do arquiteto Joaquim da Costa Sampaio Lima, eram atribuídos os lugares para o “Mercado Interno do Bolhão".
O Mercado do Bolhão, foi onde, desde 1914, se vendia carne, peixe, fruta, flores e muitos outros produtos. O mercado tem vários andares, nos quais os comércios se distribuem em torno de um grande pátio central. No interior desse imenso e decadente edifício se conserva a essência da cidade de Porto.
Atualmente encontra-se fechado para obras de requalificação.
http://www.mercadobolhao.pt/pt/bolhao/historia-do-mercado
Rua Formosa
4000-214 Porto
T. +351 223 326 024
A primeira pedra foi lançada em 1900 pelo rei D. Carlos I, no local onde antes se encontrava o antigo convento de S. Bento de Avé Maria. O projeto inicial foi do arquiteto Marques da Silva, denotando no seu traço exterior influências da arquitetura que se praticava em França na época.
É notável e merece ser visitado o interior do amplo átrio, forrado com vinte mil azulejos pictóricos da autoria de Jorge Colaço, que representam sugestivos quadros históricos e etnográficos.
https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/cp-comboios-de-portugal-estacao-de-sao-bento
Praça Almeida Garrett
4000-069 Porto
Telefone: +351 707 210 220
O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, edifício de estilo neoclássico, começou a ser construído a 6 de outubro de 1842, data solene de colocação da primeira pedra, dado o encerramento da Casa da Bolsa do Comércio que obrigou os comerciantes portugueses a discutirem os seus negócios em pleno ar livre. Passou quase meio século até à sua inauguração em 1891.
Com uma mistura de estilos arquitetónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor traços do neoclássico oitocentista, arquitetura toscana, assim como o neo-paladiano inglês. Foram muitos os homens que participaram na construção do Palácio da Bolsa. Partindo de Joaquim da Costa Lima Júnior, em funções a partir de 1840 (é ele quem submete a planta, orçamento e detalhes do projeto do Palácio da Bolsa), Gustavo Adolfo Gonçalves de Sousa, Tomás Augusto Soller, José Macedo Araújo Júnior, Joel da Silva Pereira e, terminando finalmente com José Marques da Silva, último arquiteto e decorador do Palácio.
https://palaciodabolsa.com/apresentacao/
Rua Ferreira Borges, 4050-253 Porto
Telefone:+351 223 399 000
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. José Lello, homem de cultura, amante de leitura, dos livros e da música, sonhava tornar-se livreiro, o que se concretizou em 1881. Alguns anos mais tarde, constituiu sociedade com o seu irmão António Lello.
No dia 13 de janeiro de 1906 é inaugurado o edifício da Livraria Lello como hoje o conhecemos, moldado pela visão sumptuosa do engenheiro Francisco Xavier Esteves.
Visitada, todos os dias, por milhares de visitantes provindos de todo o mundo, o património cultural que é a Livraria Lello, continua a viver em perfeita sintonia com o seu tempo, estando mais viva, mais habitada e mais dinâmica do que nunca.
Focada na sua missão de dar mais a ler a mais leitores, a Livraria Lello procura ser um ponto de encontro no Porto e a partir do Porto, para todos os apaixonados por literatura.
https://www.livrarialello.pt/pt-pt/
R. das Carmelitas 144, 4050-161 Porto
Telefone: +351 222 002 037
A Igreja do Convento de São Francisco, situada no coração da zona histórica da cidade do Porto, foi classificada como monumento nacional em 1910 e património mundial pela Unesco em 1996. Uma das particularidades desta Igreja vem precisamente do singular contraste da ornamentação luxuriante das talhas com a austeridade da estrutura gótica.
http://ordemsaofrancisco.pt/igrejamuseu/
Rua da Bolsa, 80, 4050-116 Porto
Telefone: ++351 222 062 100
A Igreja e Colégio de São Lourenço, popularmente conhecida pela Igreja dos Grilos, é um conjunto de edifícios religiosos construídos pelos jesuítas em 1577 em estilo maneirista. Cruzando uma porta de madeira à esquerda da igreja entramos no Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Porto.
Construída em 1325, a Casa do Infante é assim designada por aí ter presumidamente nascido Henrique, o Navegador.
O edifício, dos mais antigos da cidade, terá sido também o maior em dimensão, sobretudo pelas duas torres mandadas construir no século XIV, há muito desaparecidas. O monumento nacional foi servindo diferentes propósitos ao longo dos tempos, como residência para visitas oficiais da casa real, a antiga Alfândega da cidade e Casa da Moeda que aí tiveram os seus serviços instalados durante vários séculos.
Nos anos 90 a casa foi restaurada e, como resultado das escavações arqueológicas, revelaram-se vestígios da ocupação moderna, medieval e romana. Os pavimentos em mosaico entre outras descobertas, indicam ter sido ainda a habitação ou palacete de um cidadão abastado no período romano.
https://museudacidadeporto.pt/estacao/casa-do-infante/
Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Os Jardins do Palácio de Cristal são um agradável espaço verde localizado na freguesia de Massarelos, a partir do qual se desfrutam deslumbrantes vistas panorâmicas do rio Douro. Estes jardins românticos foram projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Emílio David, para envolver o então Palácio de Cristal, substituído pelo Pavilhão Rosa Mota na década de 1950. Os Jardins românticos do Palácio de Cristal, sempre foram um palco privilegiado de vários eventos culturais, sociais, espetáculos e divertimentos públicos de vária ordem e mesmo aparatosas exposições, como a Exposição Internacional de 1865, ou a Exposição Colonial de 1934. O conjunto integra a Biblioteca Municipal Almeida Garrett - representando um espaço polivalente com várias áreas funcionais - e um restaurante e uma esplanada com vista para o lago. Os jardins temáticos estão representados pelo Jardim das Plantas Aromáticas, Jardim das Medicinais, Jardim do Roseiral e ainda o Jardim dos Sentimentos onde se encontra uma estátua de António Teixeira Lopes. De referir ainda o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto, espaço marcadamente romântico, recheado de espécies vegetais centenárias e exóticas.
R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto
Telefone: +351 225 320 080
asa da Música é a principal sala de concertos do Porto.
Foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, no entanto, a construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade.
A Casa da Música foi construída como o objetivo de a cidade ter um edifício de características únicas onde a Música teria uma residência.
O projecto de Koolhas permitiu uma adaptação universal dos espaços internos e externos do edifício, uma linguagem fluente e coerente na utilização de materiais de fácil manutenção e, acima de tudo, uma singularidade formal. A forte dominante visual do edifício viria a pesar na sua escolha, concordante com o propósito de buscar para a cidade uma nova identidade, um marco, um ícone e ponto de referência.
Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto
Telefone. +351 220 120 220
O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva é uma unidade da Universidade do Porto, que iniciou as suas atividades regulares em 24 de Novembro de 1998. Resulta da visão da professora Teresa Lago de juntar num único espaço um centro de criação de novo conhecimento científico e um espaço de disseminação e promoção da cultura científica. O sonho demorou quase uma década e materializar-se após a criação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) em 1989, um centro de investigação com reconhecimento internacional, que se veio a transformar na maior unidade nacional de investigação em astrofísica e ciências do espaço. O CAUP foi criado com três pilares ou linhas de atuação: a investigação científica, a formação, a divulgação e apoio ao ensino.
No final de 2000 Portugal tornou-se membro de pleno direito do Observatório Europeu do Sul (ESO), a maior organização internacional de astronomia, e da Agência Espacial Europeia (ESA), abrindo assim as portas dos maiores e mais sofisticados observatórios do mundo aos investigadores nacionais.
Três décadas depois, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço é a instituição que define o rumo da Astronomia e Astrofísica em Portugal.
Já o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva é um centro de ciência único, gerido pelo maior instituto nacional de investigação em astronomia, que produz conteúdos próprios com a devida adequação pedagógica e rigor científico, e que recebe mais de 30 mil visitantes por ano.
Rua das Estrelas, 4150-762 Porto
T. +351 226 089 800
O TNSJ tem como principais objetivos a criação e apresentação de espetáculos de teatro e a promoção do contacto regular dos públicos com as obras referenciais, clássicas e contemporâneas, do repertório dramático.
Monumento Nacional, o Teatro São João sucede ao Real Theatro, datado do final do séc. XVIII e destruído por um incêndio em 1908. Fruto da iniciativa dos cidadãos do Porto, foi projetado por José Marques da Silva e inaugurado em 1920. Funcionou como teatro lírico durante os primeiros anos, sendo depois convertido em cinema. Em 1992, foi adquirido e reabilitado pelo Estado, que nele instalou o primeiro Teatro Nacional criado no Portugal democrático. Sob a direção de Ricardo Pais, afirmou-se como um projeto artístico vibrante e uma estrutura teatral de excelência, conjugando a divulgação dos grandes repertórios dramáticos e a atualidade das linguagens de cena. A par de uma relação forte com a realidade artística da cidade e do País, o São João fomenta uma parceria exigente com o panorama internacional, pertencendo à União dos Teatros da Europa. A sua estrutura integra ainda o (também centenário) Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória, Monumento Nacional do século XVII.
Teatro São João
Praça da Batalha
4000-102 Porto
Telefone: + 351 22 340 19 00
Teatro Carlos Alberto
Rua das Oliveiras, 43
4050-449 Porto
Telefone: + 351 22 340 19 00
Mosteiro de São Bento da Vitória
Rua de São Bento da Vitória
4050-543 Porto
Telefone: +351 22 340 19 00
O Teatro Municipal do Porto (TMP), constituído pelos seus dois polos - Teatro Rivoli e Teatro Campo Alegre -, apresenta um programa multidisciplinar, aberto a várias latitudes e a diversos tipos de público, executando a estratégia implementada pela Câmara Municipal do Porto desde a sua reabertura em setembro de 2014.
Nos dois polos do Teatro Rivoli e do Teatro Campo Alegre é desenvolvido um projeto artístico multidisciplinar, orientado para as artes performativas e outras disciplinas - Dança, Teatro, Música, Circo Contemporâneo, Cinema, Literatura, Pensamento -, com especial foco na Dança Contemporânea, num programa orientado para - e aberto a - diferentes e diversos públicos.
https://www.teatromunicipaldoporto.pt/pt/
Teatro do Campo Alegre Rivoli
Rua das Estrelas Praça de D. João I
4000-295 Porto 4150-762 Porto
226 063 000 223 392 201
O Teatro Sá da Bandeira localiza-se na rua com o mesmo nome, no centro histórico do Porto sendo o centro de espetáculos mais antigo da cidade do Porto.
Este espaço recreativo foi projetado seguindo os modelos dos teatros e salas de ópera oitocentistas, embora apresente um desenho mais modesto, num estilo neoclássico. A sala de espetáculos apresenta planta circular com cobertura poligonal em ferro, dividindo-se em quatro níveis, a plateia, a tribuna e dois andares de balcões com camarotes, estes numa estrutura de madeira branca com motivos ornamentais em talha dourada e estuque. O teto é pintado com motivos florais estilizados, e as paredes são cobertas por papel a imitar brocado.
O elemento de maior destaque é a teia, inteiramente feita em madeira, composta por um sistema de escadas, passadiços e estrados interpostos por um sistema de cordas e roldanas acionadas manualmente para a subida e descida de cenários, também estes dispostos em molduras de madeira.
Rua Sá da Bandeira 108 , 4000-427 Porto
telefone: +351 222 002 550
A ACE Teatro do Bolhão foi formada em 2002, sediado no Palácio do Bolhão, tem uma relação sinergética com a ACE Escola de Artes, hoje com 28 anos de atividade, integrando os/as jovens profissionais formados numa equipa de trabalho em constante renovação.
Desde 2010, a companhia tem vindo a dinamizar um Serviço Educativo que promove uma relação contínua e orgânica com a região em que se insere através de workshops, laboratórios e oficinas.
http://ace-tb.com/teatrobolhao/
Rua Formosa, 342/346, 4000-249 Porto
Telefone: +351 222 089 007
Um dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto! A sua construção começou nos anos 30 e foi dada como terminada no início dos anos 40, altura em que o espaço é inaugurado. O Coliseu do Porto acaba por ser gerido de forma responsável por uma associação sem fins lucrativos no fim dos anos 90, tendo pouco tempo depois havido um incêndio que destruiu parte do edifício.
O Coliseu Porto é um símbolo da cidade. Não apenas pelo seu edifício único, mas porque ao longo de 75 anos acolheu os maiores nomes nacionais. Espetáculos internacionais de grande renome. Centenas de filmes que emocionaram multidões. Na sua sala, sempre houve lugar para todos os públicos, para todos os géneros artísticos. É com este objetivo de integração que o Coliseu Porto apresenta propostas para muitos gostos, articuladas entre programação própria, eventos institucionais e espetáculos de acolhimento, nas áreas da cultura, da música, da dança e do entretenimento.
Rua Passos Manuel 137
4000-385 Porto
Telefone: +351 223 394 940
Fundação da Juventude
Em atividade desde 1989 e atualmente sediada no Palácio das Artes, a Fundação da Juventude foi reconhecida com o estatuto de utilidade pública pelo Estado Português e conta com mais de 31 anos de know-how em projetos de empregabilidade e inserção juvenil.
Ao longo dos anos sentimos cada vez mais a necessidade e a importância do nosso trabalho junto da sociedade portuguesa. A Fundação da Juventude vai de encontro não só às necessidades dos jovens, mas também de públicos desfavorecidos. Capacitamos e educamos de forma a impactar positivamente o percurso pessoal e profissional dos jovens.
Iniciativas:
29.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas
4.º Concuso Nacional Jovens Empreendedores
Áreas de atuação: